O Plano de Marketing

Um dos outros motivos pelos quais um imóvel não é vendido é a sua fraca ou desajustada exposição no mercado.

Cada imóvel é único e a promoção terá que também ela ser única e dirigida ao cliente certo.

Criar um plano de ação, e cronograma das atividades a desenvolver é muito importante para ter sucesso na venda. Um Plano de Marketing bem elaborado tem como finalidade e segue uma estratégia no sentido de atrair o Cliente certo, despertar-lhe interesse, e efetivar o fecho da compra, sem desperdício de tempo e recursos.

Eis algumas das ferramentas utilizadas no Plano de Marketing:

Reportagem fotográfica profissional

Sem dúvida que a uma imagem vale por mil palavras, e uma boa reportagem fotográfica, é a forma mais eficaz de captar a atenção e interesse por um imóvel. Um fotógrafo profissional é a pessoa indicada para saber tirar o melhor partido dos espaços e conseguir captá-los e fazê-los “brilhar”.

Visitas Virtuais

A par com a reportagem fotográfica profissional, também as visitas virtuais são uma excelente forma de dar a conhecer um imóvel. Hoje em dia cada vez mais o tempo e recursos são um factor a ter em conta por quem quer comprar e quem quer vender um imóvel.

 As vistas virtuais são uma forma de visitar o imóvel, a qualquer hora do dia, sem incómodos para os Clientes vendedores, e garantindo-lhes todas as condições de segurança.

Por outro lado, para os Clientes compradores a selecção de imóveis é muito mais facilitada, evitando deslocação a imóveis que à partida venham a verificar-se não cumprir com os requisitos pretendidos.

Placa ou Lona

Até à bem pouco tempo as placas e as lonas eram sem dúvida o maior veículo de divulgação da venda, e ainda são hoje são um meio de promoção com uma grande taxa de sucesso na venda de imoveis.

Colocação do imóvel no site da Remax e principais portais imobiliários

Actualmente a maioria das pessoas começa por procurar os imóveis na internet. Assim, a inserção do imóvel em sites de pesquisa é uma acção indispensável na promoção.

O site Remax tem-se posicionado como o principal site de pesquisa de imóveis em Portugal, destacando-se das outras redes bem como de outros sites de pesquisa. (ver https://trends.google.pt/trends/explore?geo=PT&q=remax,era,century%2021,kw,idealista)

Apesar da franca projeção do site, ainda assim é efetuada a exportação para outros sites, nacionais e internacionais.

De facto, colocar o imóvel nos melhores canais de pesquisa, aumenta fortemente as possibilidades de ser mais facilmente encontrado.

Divulgação junto de parceiros de negócio

Apesar de todos os meios digitais que temos ao nosso dispor, a divulgação mais próxima continua a ser um dos meios mais eficazes de realizar a venda.

Os anos de experiência e uma rede de contactos profissionais já estabelecida, dentro e fora da rede Remax, é sem dúvida uma mais-valia para a divulgação e promoção de um imóvel.

Dar a conhecer um novo imóvel aos colegas e parceiros, é uma forma de ampliar a exposição do mesmo. Dentro de uma ampla rede de contactos é fácil encontrar um parceiro que tem um Cliente que procura imóvel com as características do imóvel que temos para venda.

Email Marketing a clientes qualificados que manifestaram interesse em imóveis semelhantes

A par do mundo digital, o email é hoje um grande veículo de comunicação.

A promoção do imóvel junto de Clientes que manifestaram interesse em imóveis com características semelhantes e que sabemos que ainda se encontram compradores, é também uma das formas de divulgação possibilitando assim um match perfeito. 

Folhetos Promocionais, Jornal local, Revista REMAX e Anúncios Específicos

Os folhetos, distribuídos na zona, as revistas periódicas da imobiliária colocadas em locais estratégicos e os jornais locais distribuídos pelos assinantes, continuam também a ser um meio de divulgação a não desprezar. Para além desta divulgação pode também considerar-se vantajoso efetuar anúncios específicos.

Montra da Agência

Sabemos que quem está efetivamente interessado em comprar um imóvel se desloca muitas vezes à agência, daí a montra ser também um veículo de divulgação.

Open House

O termo é inglês, mas actualmente é já um termo amplamente conhecido. O objetivo é possibilitar a visita do imóvel a Clientes interessados, sem que previamente tenham de efetuar a marcação da mesma.

Em dia e hora previamente anunciada, o Consultor está no imóvel disponível para receber potenciais interessados, mostrar o imóvel e esclarecer dúvidas que possam surgir.

Acções de visibilidade

Consoante o imóvel em questão e a ocasião, poderá verificar-se vantajoso efetuar acções de visibilidade, num evento, numa feira, etc.

Para além das acções acima indicadas que são talvez as mais comuns, pode considerar-se pertinente avaliar outras estratégias de divulgação, devendo o Consultor estar atento para ajustar e adaptar o plano definido.

É importante também não esquecer de estabelecer indicadores para medir os resultados de cada acção efetuada. Analisar as métricas é tão importante quanto colocar o plano em prática, afinal só medindo os resultados é que podemos ajustar e melhorar.

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