Dicas de fotografia para o ramo Imobiliário

Na nova era tecnológica em que vivemos, todos os meios multimédia são importantes para divulgação de um produto. No caso da área do imobiliário é mais que um produto, é o novo Lar de uma família.

Para despertar e maximizar a atenção de potenciais clientes num imóvel, fotografias bem pensadas e realizadas são cruciais. Desta maneira, tome atenção a todos os detalhes desde a óbvia arrumação do imóvel, à iluminação e enquadramento da fotografia.

Arrumação e limpeza – O mais importante na arrumação do imóvel é não haver um objecto que se destaque. O cliente vai querer ver e sentir o espaço através da fotografia. Remova ao máximo objectos desinteressantes, deixando apenas mobílias e objectos decorativos como jarras ou quadros. Roupa desarrumada, louça por lavar, alimentos nas bancadas, tampas da sanita levantadas ou produtos de limpeza, são tudo elementos que desviam a atenção dos pontos fortes que vai querer que se destaquem.

Priorize os pontos fortes – divisões grandes, terraço, quintal, jardim, piscina, etc. A localização e disposição do imóvel também vendem, portanto tome também atenção ao que envolve o imóvel, seja no interior da cidade ou no meio da natureza.

Iluminação – A luz natural é a mais importante. No entanto, sempre que existirem luzes artificiais dentro do imóvel, é importante estarem ligadas para homogeneizar a luz ao longo da divisão (iluminar as zonas mais longe da origem da luz natural) e dar um ambiente mais acolhedor.

Enquadramentos – Opte por fotografar as divisões mantendo a câmera paralela às paredes, caso contrário criará distorção e dará uma percepção errada do espaço ao cliente. Aproveite sempre o espaço ao máximo, encostando-se aos cantos das divisões para conseguir um enquadramento mais geral dos espaços.

Organização das fotografias – Comece sempre por apresentar o exterior do imóvel. De seguida a entrada e a partir daí siga uma rota contínua de modo a mostrar sempre os espaços como se de uma visita se tratasse. Inclua também corredores porque vão ajudar na percepção do imóvel.

Um profissional na área da fotografia vai, naturalmente, ter em atenção todos estes pontos. Muitos deles são já instintivos porque já tem o olho treinado e isso vai reflectir-se nas fotografias finais.

Fábio Silva – Fotógrafo/Produtor Multimedia

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00