7 razões para contratar um consultor imobiliário

Vender a sua casa pode ser uma experiência marcante. Na verdade, uma transação imobiliária é um dos principais motivos de stress para muitas pessoas.

Nalgumas circunstâncias, os vendedores podem optar pela venda da sua casa por conta própria. Embora isso possa ter alguns prós, tem também muitos contras.

Hoje falamos sobre algumas das razões para contratar os serviços de um consultor imobiliário.

  1. Dedicação exclusiva

A venda de um imóvel requer tempo, e disponibilidade o que nem sempre existe da parte de quem quer vender, sobretudo com a vida agitada atual.

Um consultor imobiliário dedica-se exclusivamente a satisfazer as necessidades de seus clientes colocando-os em primeiro lugar.

Isso significa que o cliente, pode sentir-se confortável sabendo que o seu consultor está a promover o seu imóvel e zelar pelos seus interesses.

2. Conselhos de preparação

A exposição de um imóvel ao mercado, é muito importante

Todos sabemos que a primeira impressão é muitas vezes o que nos prende a atenção, faz permanecer e interessar, ou perder o interesse num assunto.

Por vezes pequenos pormenores, modificações, e arranjos podem mudar completamente a impressão e perceção do espaço fazendo com que sua casa pareça pronta para ser vendida

O consultor é um profissional com experiência, sabe aconselhar a preparar sua casa para ter uma ótima aparência e atrair o comprador certo.

3. Preço do imóvel

Embora o proprietário provavelmente tenha uma expectativa quanto ao valor de sua casa, o consultor imobiliário tem a perceção do valor do imóvel com base no conhecimento de mercado.

Quando um imóvel está à venda por um preço superior ao valor de mercado, corre o risco de permanecer mais tempo à venda e funcionar apenas como comparativo para vender os imóveis semelhantes de preço inferior.

A tipologia, a localização, as características, o estado de conservação, são fatores a ter em conta sendo muito importante conhecer os imóveis à venda e vendidos comparáveis na área. Um consultor imobiliário experiente pode aconselhá-lo acerca do preço do imóvel, com vista a atingir seu objetivo, seja obter o preço mais alto, a venda mais rápida ou, idealmente, ambos.

4. Plano de Marketing

Um consultor imobiliário tem as ferramentas e os recursos para apresentar sua casa ao público certo.

A venda de um imóvel não é simplesmente colocar uma placa, um anúncio e já está.

Um bom profissional sabe o valor de um plano de marketing e coloca-o em ação para atrair o cliente certo para o imóvel.

A preparação do imóvel, a reportagem fotográfica e/ou vídeo profissional, a publicação em sites e plataformas profissionais, a divulgação local, a rede de contactos e parcerias, as partilhas, etc

Um plano de marketing de alta qualidade pode fazer a diferença para uma venda com sucesso.

5. Documentação

O consultor imobiliário é responsável por organizar toda a documentação necessária para que a transação possa ser efetuada. Como profissional tem conhecimento de todos os documentos necessários, os trâmites legais, e respetivos timmings.

Esta é também uma das vantagens de ter o apoio de um consultor imobiliário que com esta ajuda vai evitar erros ou omissões que podem acabar por custar-lhe tempo e dinheiro.

6. Qualificação de clientes.

Quando uma casa está à venda pelo próprio, é natural que o vendedor não tenha qualquer experiência no ramo. Quando é contactado por alguém interessado, é perfeitamente natural que se disponha a deixar visitar o imóvel sem qualquer “triagem”, ou indício de que essa pessoa tem possibilidade de vir a fazer a compra.

Desta forma, está a abrir a porta da sua casa a um perfeito desconhecido, expondo-se e colocando-se numa posição vulnerável.

Um consultor profissional, sabe que a primeira coisa a fazer é uma pré-qualificação do cliente comprador. A marcação da visita só é concretizada quando existe alguma segurança do interesse na compra e possibilidade de que o negócio se possa vir a realizar, evitando desta forma visitas, que à partida não têm como objetivo a compra do imóvel.

7. Negociação

Como profissional encarregado da venda do seu imóvel, o consultor vai representá-lo e defender os seus interesses perante eventuais ofertas de compra que possam surgir. O objetivo é vender a sua casa, no mais curto espaço de tempo possível e pelo melhor preço.

Com conhecimento de mercado, o consultor pode informá-lo e aconselhá-lo, deixando-o mais confortável e seguro das decisões.

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00