Será que está na hora de mudar de trabalho?

Se para muitas pessoas os períodos de crise são de retração, para outras são alturas de avaliação e de se lançar a novos desafios, porque para além do ambiente depressivo, uma crise pode também gerar oportunidades no mercado de trabalho.
Mudar de trabalho não é uma decisão simples de ser tomada, pelo menos para a maioria das pessoas Todas as mudanças, resoluções importantes acerca da carreira profissional trazem incertezas e medos e provocam insegurança, mas a mudança é, acima de tudo, uma oportunidade para tomar as rédeas da sua carreira profissional, procurar novos desafios, ou o primeiro passo para evoluir profissionalmente.
E no seu caso? Está na hora de mudar de emprego? Alguns destes sinais podem indicar que sim.


Cansado, e com falta de energia constante?
Dorme menos ou sofre de insónias, e nota que o seu bom humor e energia pioram sempre que pensa no trabalho?
Se esse cansaço se relaciona com a sua atividade laboral, poderá ser um sinal de que algo não está bem, tente perceber se é apenas uma fase menos boa e de maior volume de trabalho, ou se a falta de energia é recorrente porque já não se sente com motivação a fazer o que faz.

Se não fosse pelo dinheiro já tinha ido embora (as suas competências não se enquadram com os seus interesses pessoais)
Se lhe ocorre este pensamento é porque, na verdade, provavelmente não gosta do que faz.
Às vezes as pessoas são contratadas para trabalhar em áreas onde são realmente boas, mas não gostam necessariamente daquilo que fazem. Isto pode fazer com que algo bom se torne num pesadelo.
Embora nem sempre seja fácil alinhar os seus interesses pessoais com a sua atividade profissional, não é impossível. Quanto mais tempo esperar pior, pois cada vez vai ficar mais especializado na área de onde pretende sair.

Sente que a sua vida é só trabalho ou está permanentemente a olhar para o relógio?
Como dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que goste e nunca mais terá de trabalhar na vida”.
Passamos a maior parte das nossas vidas a trabalhar, por isso devemos procurar fazer algo que nos motive, que nos faça sentir úteis e sobretudo que nos traga alguma felicidade. Todos merecemos trabalhar numa atividade que nos mantenha entusiasmados e com vontade de ir mais além e fazer a diferença.

Sente-se em stress constante?
Se o seu trabalho só lhe causa stress e irritações, talvez esteja na altura de fazer alguma coisa, porque estar permanentemente em situações que lhe causam pressão e stress não é saudável. Além da sua saúde poder ressentir-se, o seu desempenho profissional vai começar a cair e a sua paciência vai entrar na “red line”.

Não tem evoluído profissionalmente nem tem perspetivas de que isso venha a acontecer.
A vida é uma constante evolução, e o ser humano precisa de sentir que está a evoluir e de aprender coisas que agreguem valor à sua carreira. Aprender coisas novas é algo desafiador e motivador, da mesma forma que sentir que é possível ter um plano de evolução e crescimento na carreira profissional. É muito difícil sentir-se abaixo da linha de crescimento que você julga merecer.
Sentir-se “estagnado” ou sem oportunidades e condições de evolução pode ser um claro sinal de que está na hora de mudar.

Não se sente valorizado ou reconhecido
Sente que por mais que se esforce nunca lhe atribuem os créditos do trabalho que realizou? Que apesar do seu desempenho e esforço por marcar a diferença, parece que é invisível?
Para quem passa grande parte do seu tempo a trabalhar numa equipa, é essencial que se possa sentir valorizado, e que a atmosfera seja amigável, produtiva e animadora.
Todos nós, para além do salário auferido temos necessidade de reconhecimento, e valorização pessoal. É importante para o nosso bem-estar, sentirmos que no local de trabalho há comunicação, confiança, reconhecimento do mérito, benéficos, incentivos.

Não consegue conciliar a vida pessoal com a profissional
Sente que o tempo está a passar e não tem tempo para acompanhar o crescimento dos seus filhos ou para a família e para fazer aquilo que gosta? É certo que nalguns casos pode não ser fácil conciliar os dois mundos.
Mas se os seus horários de trabalho são incompatíveis com a vida familiar ou não consegue de todo, “desligar-se” da vida profissional, mais tarde ou mais cedo isso terá repercussões negativas na sua vida pessoal.

Sente que cresceu e a sua evolução está comprometida
Desenvolveu competências e experiência ao longo da sua carreira, e sente que está preparado para novos desafios. Se a sua empresa simplesmente não possui os recursos, ou não tem como lhe oferecer o projeto adequado que lhe permita continuar a crescer, explore outras opções. Por mais que goste da sua empresa e da relação com os seus colegas ou responsáveis permanecer num trabalho que se encontra abaixo das suas capacidades por medo da mudança pode acabar por se converter numa experiência negativa e desmotivadora, levando-o a travar desnecessariamente o seu crescimento profissional.

Abraçar um novo projeto profissional, com um plano de carreira bem definido e com possibilidades de evolução e crescimento deixam qualquer pessoa motivada.
Se sente que o trabalho atual já não é desafiante, ou porque o seu chefe não puxa por si, ou tem um plano com o qual não se sente feliz, talvez esteja na hora de procurar outro emprego que desperte a sua paixão outra vez
Cada empresa tem características próprias, pessoas diferentes, condições singulares, organizações e estruturas distintas.
Se se identificou com o texto acima, procura uma oportunidade para gerir os seus horários, ter um vencimento acima da média e gerir o seu próprio negócio saiba que na Remax Grupo Visão tem a oportunidade que procura.
Contacte-nos, marque a sua reunião para conhecer a nossa empresa e assuma o controlo da sua carreira.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_5.png

João Paulo Sobreira – Diretor Geral Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 10:00 to 19:00