Ser consultor imobiliário

Ser consultor imobiliário é uma das profissões que tem tido nos últimos anos uma franca expansão.
Se há uns anos era uma profissão com alguma conotação negativa (a profissão de quem não conseguia trabalho noutra actividade), é actualmente vista como uma actividade profissional inclusiva que permite construir uma carreira profissional consistente e de sucesso.


Mas o que é, e o que faz um consultor imobiliário?
No essencial, o consultor imobiliário é o profissional responsável pela angariação de imóveis, pela sua divulgação junto de potenciais clientes, pela apresentação de soluções a compradores ou inquilinos, e o profissional responsável pela negociação e intermediação entre as duas partes do negócio.


Mas para além desta explicação simplista existe um trabalho diário de quem nem todas as pessoas têm perceção.
Senão vejamos as tarefas do dia-a-dia de um consultor imobiliário…
A actividade principal do consultor é dar-se a conhecer e fazer prospeção, ou seja, promover os seus serviços e encontrar novas oportunidades para ajudar pessoas na venda, compra ou arrendamento de imóveis.
O contacto pessoal e as reuniões com clientes são essenciais. No caso de clientes vendedores estas reuniões servem essencialmente para dar a conhecer a proposta de valor, plano de marketing e comercialização, definir estratégias, etc. Já no caso de clientes compradores as reuniões servem essencialmente para qualificar e perceber as expectativas, gostos, e necessidades de forma a concentrar a procura de soluções. E claro, após estabelecida uma relação comercial, manter o contacto com o cliente, dando-lhe feedback das acções efetuadas, e mantendo-o actualizado acerca de todas as informações relevantes.
Depois existem uma série de tarefas mais ou menos invisíveis mas que são essenciais para que o processo de venda ou arrendamento se desenvolva sem problemas.
• A preparação de Estudo de Mercado do imóvel;
• A assinatura do Contrato de Mediação Imobiliária;
• Obtenção de todos os documentos necessários à comercialização do imóvel. É frequente após reunir a documentação verificar que a mesma se encontra desactualizada ou existem documentos em falta, e nesse caso é necessário tratar da sua obtenção.
• Preparação do imóvel para divulgação e marketing, agendamento de fotorreportagem, vídeo, visita virtual, etc
• Divulgação do imóvel e desenvolvimento do plano de marketing definido.
• Colocação da placa, inserção nos portais imobiliários, divulgação junto de colegas e parceiros de negócio, acções individuais de promoção, etc
• Respostas a pedidos de informação via telefone, email, etc e qualificação de potenciais compradores.
• Qualificação de compradores para sabermos se o imóvel em questão vai de encontro às suas necessidades, gosto e capacidade de aquisição.
• Visitas a imóveis
• Apoio à negociação
• Assinatura de Contrato Promessa de Compra e Venda
• Se a compra necessitar de financiamento, prestar apoio através do encaminhamos para o departamento de Intermediação de Crédito para que ajude nesta etapa da aquisição, apresentando soluções que os vários bancos oferecem.
• No caso de haver financiamento acompanhamento do avaliador imobiliário no dia da vistoria ao imóvel
• Definição do dia e preparação de toda a documentação necessária para a celebração da Escritura.
• Acompanhamento do acto de Escritura de Compra e Venda
• Acompanhamento pós-venda, nomeadamente ajudando na mudança da titularidade dos contratos de fornecimento de água, electricidade, gás etc.


A vida de um consultor imobiliário é de facto preenchida e desafiante, e pode parecer bem mais simples do que na realidade é, mas os bons consultores imobiliários sabem que, rodeando-se das equipas certas com profissionais e uma estrutura de apoio especializada e munindo-se dos recursos certos, podem de facto ter e têm nesta profissão um negócio de continuidade e uma carreira de sucesso.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_5.png

João Paulo Sobreira – Diretor Geral Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00