Investir no Imobiliário

Com a situação actual muitos investidores procuram alternativas que lhes proporcionem rentabilidades mais atractivas face às baixas taxas de juro habitualmente oferecidas pelas aplicações bancárias nomeadamente os depósitos a prazo.

As flutuações financeiras bem como a conjuntura são factores que vieram dar alguma vantagem ao mercado imobiliário face a outras soluções não só em Portugal mas também no estrangeiro.

Quer o seu objetivo seja a compra de imóveis para revenda ou seja com a intenção de vendê-los mais tarde, ou comprar de imóveis para colocar no mercado de arrendamento, é muito importante ter em consideração alguns factores, de forma a garantir que a aquisição é de facto um investimento.

✔ Comprar hoje para vender mais tarde

Quando se compra com a perspectiva de vender mais tarde, é importante o timing da aquisição. A intensão de comprar o imóvel, e vendê-lo posteriormente por um valor superior ao da compra, realizando assim mais-valias, deve ser realizada no momento certo, em que a oferta é maior e a procura é menor, e portanto haverá mais produto em valores inferiores a média de mercado. Nestes momentos existe tendência para a valorização futura do produto, sendo necessário aguardar o momento certo para realizar a venda. Caso contrário pode correr o risco de comprar um imóvel sobrevalorizado.

Por outro lado, é por vezes interessante e rentável a realização de pequenas remodelações de forma a valorizar e rentabilizar o imóvel adquirido.

Será sempre muito importante a aquisição em locais mais centrais, em que a procura seja tendencialmente superior, minimizando a possibilidade de desvalorização em momentos de queda de valores de mercado.

✔ Comprar para rendimento periódico

Se ao invés de comprar com a perspectiva de venda a médio/longo prazo, efectuar a compra na perspectiva de rentabilizar o investimento obtendo um rendimento periódico, então poderá arrendá-lo. Nesta situação é importante ter em conta aspectos como a localização, a envolvente, as acessibilidades a transportes públicos, proximidades de universidades e hospitais, o estado do imóvel, e a oferta e procura de imóveis para arrendamento.

Caso opte por esta hipótese deve ainda ter atenção que sobre este rendimento existem obrigações fiscais e outros encargos, como condomínio, obras futuras a realizar em partes comuns do edifício, bem como a possibilidade de incumprimento no pagamento das rendas por parte do inquilino.

Se está a pensar comprar um imóvel para investimento, saiba que no Grupo Visão pode ter todo o apoio e aconselhamento para o fazer.

Não só lhe oferecemos uma carteira com várias oportunidades de investimento imobiliário, como temos um serviço de gestão de arrendamentos para o ajudar a rentabilizar o seu investimento de forma tranquila.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_5.png

João Paulo Sobreira – Administrador Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00