O Ciclo do Negócio

Pensando um pouco no que são as empresas de hoje, as que apresentam crescimento acima do mercado, mesmo em tempos de maiores desafios e incertezas, alguma coisa estão a fazer bem e de forma diferente.

Olhando para a minha própria organização, e mesmo assim vejo que há um caminho a percorrer, a preocupação diária é fazer melhor que ontem, do que no mês ou do que ano passado.

O foco principal é olhar em primeiro lugar para nós próprios e não focar demasiado naquilo que os outros fazem.

 Se somos os melhores ou não, se somos o número um ou não, não deve ser esse o foco, poderá eventualmente ser o resultado.

O sucesso de quem olha muito para o lado ou para trás pode ser mais imediato, podem gerir o negócio de forma reativa, mas se procuramos o sucesso de longo prazo, a visão tem de ser muito mais do isso.

Penso que este foco na nossa Equipa e naquilo que podemos melhorar é um fator crítico para o sucesso, e a razão pela qual já cá andamos há quase 30 anos a trabalhar o mercado da mediação imobiliária.

Existe um ciclo de dependência interna na empresa, e não pode ser forçada, tem de ser criada e alimentada. Não é fácil nem rápido! É muito importante que os valores existam, se mantenham, e que as pessoas que participam da organização partilhem destes valores comuns. Para mim e para o meu pai, pois foi ele que me inspirou, o negócio é de atenção às pessoas, “PEOPLE FIRST”, tanto internamente, o nosso Staff, as nossas Equipas de Consultores, como externamente, todos quantos procuram comprar, vender ou arrendar connosco.

Este é um negócio que não é de uma pessoa sozinha, é necessário colaboração e união de toda uma equipa. Apesar da grande maioria serem empresários independentes, juntos, a olhar uns pelos outros, vamos muito mais longe.

  • Aprendi, e é o que tenho tentado fazer, que o meu trabalho é cuidar bem dos meus Clientes que são o meu Staff. 
  • O meu staff cuida da Equipa.
  • As Equipas cuidam dos Clientes.
  • Os Clientes cuidam do negócio,
  • E por fim o negócio cuida de Nós.

Este é o ciclo do negócio que para mim faz sentido e que mostra bem que dependemos uns dos outros.

Sejam felizes onde estão, foquem-se em melhorar todos os dias, ajudem os que estão próximo e o sucesso será uma consequência desta forma de estar na vida e no negócio.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_5.png

João Paulo Sobreira – Administrador Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00