Dicas de sustentabilidade e poupança

Vivemos uma época em que começamos a sentir os efeitos das nossas escolhas. Nas últimas décadas muito se tem falado acerca das questões ambientais, e a questão da gestão de recursos passou de um assunto de agenda para uma prioridade global.

A Organização das Nações Unidas tem vindo a organizar cimeiras acerca do clima, e este ano está a decorrer a 26ª cimeira anual, com o nome de COP26, (‘Conference Of the Parties’) em Glasgow, no Reino Unido.

Líderes mundiais, negociadores, representantes de governos, da indústria e dos cidadãos estão reunidos para discutir medidas a serem implementadas para manter o aquecimento global médio abaixo dos 1,5ºC, e impedir a degradação do planeta.

Sabemos que as medidas individuais são de efeitos reduzidos face à força da actividade industrial, mas de facto o empenho de todos na implementação de hábitos de sustentabilidade e poupança de recursos é fundamental.

E porque os hábitos começam sempre em casa, deixamos-lhe alguns pequenos gestos que podem fazer alguma diferença no ambiente geral, bem como no seu bolso.

Nas semanas anteriores nas nossas redes sociais deixámos algumas dicas de poupança, que consideramos fazer sentido na presente data voltar a realçar:

Isolamento térmico

Se as janelas e as portas da sua casa não estiverem bem isoladas, poderá correr o risco de perder calor produzido e desperdiçá-lo, o que significa que consumirá mais energia para aquecer a casa.

Iluminação

Aposte nas lâmpadas economizadoras.

A iluminação correta nas várias divisões da casa pode levar a uma diminuição entre 15% a 20% na fatura da eletricidade.

Paredes brancas/claras

Se pintar as paredes de branco ou cores claras, estará a aumentar a claridade das divisões e

consequentemente diminuindo a necessidade de acender luzes.

Redutores de água

Aposte na instalação de redutores nas torneiras, já que estes sistemas permitem reduzir o caudal e consumo de água.

Banho/Duche

Em vez de tomar banho de imersão, opte por tomar duche. Deste modo, em vez de gastar entre 180 a 200 litros de água por banho, estará a reduzir significativamente o consumo de água.

Descargas de autoclismo

Uma estratégia para reduzir o consumo de água das descargas do autoclismo é colocar uma garrafa cheia dentro do depódito. A redução do volume de água disponível devido ao espaço ocupado pela garrafa levará a que sejam usados menos litros de água por cada descarga.

Regas

Se a sua casa em jardim ou um espaço de verde, prefira efectuar as regas à noite ou a horas de menos sol ou temperaturas mais baixas. Desta forma evita que a água se evapore rapidamente com o calor.

Classe energética

Prefira eletrodomésticos e equipamentos classificados com a etiqueta energética da classe A+ ou A++ pois têm um consumo de energia inferior aos modelos das classes mais baixas.

“Stand By”

Evitar deixar eletrodomésticos em “stand by”, pois está a desperdiçar energia. Mesmo em “stand by”, os equipamentos eléctricos consomem energia. Por isso, por cada aparelho que fica em “stand by” acresce um custo de consumo e na conta da eletricidade.

Cozinhar

Se cozinhar com as panelas tapadas consegue diminuir a perda de calor e o tempo de preparação dos alimentos.

Reciclar

Sempre que possível aproveite para reciclar e reutilizar. O consumo desenfreado de materiais e utensílios de uma única utilização, além de poluir o ambiente, aumentam a necessidade de produção industrial, e os custos para o utilizador.

Separar

É inevitável no nosso dia a dia produzirmos resíduos. Muitas vezes nem temos bem a noção da quantidade de matéria inutilizada que colocamos para o lixo.

Na verdade, muito do material que deitamos fora pode ser reaproveitado e introduzido em novos ciclos de produção, ou caso não se possa reciclar, pode ser tratado, depositado e acondicionado em locais próprios reduzindo o impacto ambiental.

Vale a pena pensarmos que por pouco que possamos fazer, devemos cumprir com a nossa parte nesta batalha pelo planeta.

O nosso planeta é a nossa casa, e como já se torna comum a expressão “O ambiente na terra não tem plano B”.

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00