Boas práticas de organização

A nossa prioridade são os clientes, todos nós queremos clientes satisfeitos. Queremos ir o mais possível ao encontro do que eles pretendem. Para isso levamos a cabo várias tarefas, todas elas importantes para um resultado positivo.

Ler os e-mails:

– antes de abrir um e-mail ou um anexo devemos perceber se é de fonte segura;

– registar sempre todos os pedidos de contacto;

– ler o conteúdo até ao fim para ser devidamente tratado;

– guardar/arquivar os e-mails em pastas distintas consoante o assunto. Sempre que necessário criar uma pasta nova. Essas pastas estão organizadas por ordem alfabética.

Atendimento telefónico e presencial:

– devolver sempre as chamadas;

– registar toda a informação que nos é transmitida pelo cliente.

O facto de termos toda a informação organizada irá ajudar-nos a poupar imenso tempo.

Nunca adiar:  

– o registo dum contacto, pois é muito provável que atenda outro telefonema e, entretanto, já se esqueceu de alguns dados. O cliente vai voltar a ligar, talvez para si, talvez para outro agente ou talvez mesmo para outra agência. Ele espera que sejamos nós a contactá-lo e a acompanhá-lo e não o contrário;

– tarefas, por mais simples e rápidas que sejam, estas vão-se acumular e exigir cada vez mais tempo.

Devemos gerir as prioridades, e nunca deixar uma tarefa para o último dia.

Pedir ajuda aos colegas, as orientações de pessoas com mais experiência são muito úteis.

Registar na agenda as tarefas e os contactos e picá-los depois de estarem tratados. Para além de satisfatório, visualmente é mais rápido de confirmar o que já foi feito.

Verificar se todos os itens da véspera foram picados.

A agenda do Outlook também é uma ótima ferramenta de trabalho para nos relembrar de determinados compromissos ou tarefas.

Programar gravações automáticas.

Existem tarefas que não estão diretamente ligadas ao cliente, como é o caso das encomendas aos fornecedores e a organização de documentos.

No que diz respeito às encomendas aos fornecedores, é bastante útil anexar a maquete aprovada ao próprio e-mail de aprovação pois no futuro não será preciso procurar a maquete que diz respeito à ordem de produção de determinado artigo e sabemos que por vezes existem muitas versões até chegar ao produto final.

Em relação aos documentos em formato digital, estes devem de ser guardados com o nome correto e arquivados na respetiva pasta. Quanto aos documentos físicos o cuidado deve de ser redobrado, pois um documento mal arquivado é um documento perdido.

Seguir um método de trabalho faz com que seja muito mais simples saber em que ponto estamos, o que nos falta fazer e o tempo que vamos demorar até concluirmos determinada tarefa.

Sandra Gomes – Coordenadora Remax Leiria

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00