Estudo comparativo de Mercado

O ESTUDO COMPARATIVO DE MERCADO é um modelo de cálculo utilizado em mediação imobiliária, para aconselhar um proprietário na definição do preço de venda correto para o seu imóvel ou até para apoiar um cliente comprador no processo de compra, através de uma proposta devidamente fundamentada.

Num mercado imobiliário tão dinâmico e desafiante como o atual, com tantas condicionantes, internas e externas, o preço certo para a promoção de uma propriedade não se pode determinar de forma meramente intuitiva, é necessário fundamento.

Além do mais, num setor cada vez mais competitivo, o consultor terá de se diferenciar pela positiva e oferecer, para além do seu know-how, o domínio de ferramentas que apoiem e fundamentem a estratégia de colocação de um preço justo para que o negócio seja célere e pelo melhor valor possível. Em suma, não há mais espaço para o tradicional… …“na minha opinião”…

O consultor Remax dispõe da maior base de dados do setor imobiliário em Portugal e de ferramentas de análise comparativa, com base nas transações efetivas da marca líder de mercado no nosso país.

No entanto, em nome da transparência e da confiança, esse objetivo é mais facilmente atingido recorrendo a uma amostra mais significativa e preferencialmente independente.

Existem no mercado ferramentas com recurso a Inteligência artificial que podem suportar e valorizar o ECM a apresentar no âmbito do processo de angariação imobiliária.

Num mundo digital, em que a informação está disponível para quem a procure, o cliente precisa e exige que o profissional do setor imobiliário disponha de motivação, formação, estrutura de apoio e, acima de tudo, de ferramentas que lhe deem vantagem sobre todos os outros imóveis que concorrem com o seu no processo de venda.

No Grupo Visão, o consultor imobiliário dispõe, para além das ferramentas Remax®, de ferramentas essenciais para a elaboração de um Estudo de mercado justo, fundamentado e independente, nomeadamente o Casafari® e o SIR® da Confidencial Imobiliário – que é a única base de dados em Portugal que trabalha com preços efetivos de venda, permitindo assim determinar valores mais realistas e mais próximos daqueles que o mercado imobiliário está disposto a pagar por um determinado imóvel.

Ao apresentar um Estudo Comparativo de Mercado que leve em consideração, não só todos os imóveis semelhantes que concorram diretamente com o imóvel que nos propomos angariar e representar no processo de venda, mas também, preferencialmente, que leve em consideração a análise dos valores reais pelo qual têm sido transacionados imoveis comparáveis, o consultor do Grupo Visão está já em clara vantagem perante um grande número de outros profissionais que abdicam das ferramentas comparativas e apenas manifestam a sua opinião, não fundamentada.

Mais importante ainda, o consultor do Grupo Visão coloca o proprietário que o escolhe para acompanhar o seu processo de venda (determinação do preço justo e a estratégia de promoção do seu imóvel) numa clara vantagem competitiva em relação aqueles que abdicam de um profissional que conheça o mercado e que faça uso das ferramentas apropriadas para a tomada de decisões informadas.

Rui Sousa – Diretor RE/MAX Plaza

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00