As áreas que caracterizam um imóvel

Existe alguma confusão em relação à definição das áreas de construção quando se trata de indicar as áreas que caracterizam um imóvel.

Embora estas definições possam variar consoante a entidade em questão, de uma forma genérica para o ramo imobiliário as definições usadas são as seguintes.

✅ 𝗔́𝗿𝗲𝗮 𝘂́𝘁𝗶𝗹: é a soma das áreas de todos os compartimentos da habitação, medida pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo.

✅ 𝗔́𝗿𝗲𝗮 𝗯𝗿𝘂𝘁𝗮: é o somatório das áreas de pavimento acima e abaixo da cota de soleira, medida pelo exterior das paredes exteriores e eixo das paredes entre fogos ou comuns.

✅ 𝗔́𝗿𝗲𝗮 𝗽𝗿𝗶𝘃𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮: é a superfície habitável, incluindo varandas privativas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou fração. É medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou fração.

✅ 𝗔́𝗿𝗲𝗮 𝗱𝗲𝗽𝗲𝗻𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲: é o somatório das áreas cobertas de uso exclusivo mesmo que constituam partes comuns, ou situadas no exterior do edifício ou da fração, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fração.

Ainda assim, e pese embora as definições acima indicadas, existem situações em que um espaço pode ser incluído numa ou noutra classificação consoante as características e uso.

São exemplos:
▪Sótãos
Só poderão ser consideradas áreas habitacionais se cumprirem o RGEU, e assim serão consideradas áreas privativas. No entanto, como raramente possuem o pé direito legal, os projetistas designam essas áreas como áreas de “arrumos” e assim serão consideradas áreas brutas dependentes.
▪Varandas fechadas ou em marquise
Se áreas com utilização idêntica à da fração, logo área privativa.
▪Varandas cobertas, mas abertas
Se áreas acessórias com utilização diferente da fração, são portanto área dependente.

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00