A Qualidade de Serviço como factor diferenciador!

Nunca vos aconteceu seguir o concelho de alguém para ir comer a um determinado restaurante, e o serviço desse restaurante não corresponder às vossas expectativas?

Porque é que isso sucedeu? Será que de repente o restaurante mudou radicalmente a sua forma de servir ou de fazer comida? Nada mudou, o que aconteceu apenas foi o seguinte, para o critério de qualidade daquela pessoa que te referenciou ou recomendou aquele espaço, o nível de serviço entregue foi bom, mas para ti, que tens uma noção de qualidade de serviço diferente, por seres mais exigente, por prestares mais atenção ao detalhe e ao pormenor, por vires de uma cultura diferente, por teres um padrão mental diferente, por valorizares determinadas coisas como o ambiente, a musica de fundo, a decoração, a empatia do atendimento, que não aconteceram, achaste simplesmente a qualidade medíocre!

Cada um de nós tem uma noção diferente acerca daquilo que é a qualidade. O que para uns tem uma óptima qualidade, para outros poderá ser apenas medíocre, ou mesmo defraudante. A qualidade é pois o grau de utilidade esperado ou adquirido de qualquer coisa ou serviço.

E na consultoria imobiliária? Será que a qualidade do que fazes poderá mesmo ser um factor diferenciador?

A qualidade refere-se ao grau em que um serviço satisfaz os consumidores no que diz respeito às suas necessidades, desejos e expectativas, por isso de facto é possível medir essa qualidade baseado em critérios de satisfação intrínsecos à experiência de serviço para cada um dos clientes, a qualidade do serviço é pois essencial não apenas para a diferenciação, mas assim como a lealdade dos clientes.

Existem determinadas coisas que afectam a qualidade do serviço prestado, nomeadamente:

– a pessoa que presta o serviço

– aquele que recebe o serviço

–  o momento e o local em que o serviço é prestado

Destes 3 elementos, tu podes controlar apenas 2, podes controlar e dominar-te a ti, aperfeiçoando e colocando atenção nos detalhes do teu próprio serviço, e podes também controlar e preparar o momento e o local em que o serviço é prestado, preparando-o antecipadamente. O que não controlamos é de facto aquele que recebe o serviço, o cliente! Para esse terás que realizar uma rápida análise e adequares o teu nível de serviço, para o satisfazeres naquilo que são as suas expectativas, desejos e necessidades.

A qualidade no atendimento afecta necessariamente:

1º – Imagem pessoal e empresarial

          Quando atendes os teus clientes com qualidade, estás a passar uma imagem de profissionalismo e rigor, não apenas da tua pessoa em concreto, como também de todos os teus colegas, e de toda a tua empresa. Sempre que atendes um cliente seja de que forma for, estás a criar uma imagem mental na sua cabeça, uma percepção de como é o local onde trabalhas, e essa imagem que ele vai criar na sua mente, vai ser também ela determinante na sua análise que vai gerar ou não confiança e credibilidade para te escolher a ti para continuares a cooperar com ele.

2º – Vantagem concorrencial

          Um cliente quando procura uma casa na maior parte das vezes vai falar contigo, mas também irá falar com outros players do mercado, a qualidade na forma como o atendes tem que criar um padrão elevado logo no primeiro atendimento, para passares a ser tu a referência para ele. Todos nós fazemos análises comparativas, análises comparativas entre a qualidade das roupas que compramos, o atendimento nos cafés que frequentamos, os funcionários nas caixas de supermercado e fazemos isso constantemente. Os teus clientes irão fazer o mesmo contigo, irão comparar-te com outros consultores que já falaram ou falarão. Utiliza a qualidade de serviço logo no atendimento para estabeleceres uma vantagem concorrencial na medida em que te irás focar em prestar a partir do primeiro momento uma qualidade de serviço ímpar, sem falhas de forma a que sejas tu, sempre o motivo de comparação pela positiva.

3º – O serviço ao cliente tem sempre um sentido económico subjacente

          Por mais que não queiras, não é possível dissociar a componente económica, da qualidade de serviço. E aqui podemos estabelecer uma regra de 3 simples, quanto mais qualidade de serviço entregares, mais ganhos financeiros irás ter. É tão simples quanto isto. O foco no serviço ao cliente, vai lhe trazer satisfação, e ele vai querer partilhar essa satisfação com outras pessoas, e essas outras pessoas poderão também ser, tuas futuras clientes. Para as multinacionais esta realidade está tão presente que a maior parte das suas formações assentam única e exclusivamente na melhoria da qualidade de serviço prestada aos seus clientes, assim como na medição dessa mesma qualidade. É sempre possível melhorar, é sempre possível fazeres melhor e isso terá um impacto financeiro no teu negócio.

A satisfação do cliente é pois, a última definição de qualidade! Clientes satisfeitos representam lucros acrescidos e nesta era digital, e devido à rápida e descontrolada disseminação da informação através da internet e das redes sociais, é cada vez mais difícil conseguir medir o efeito que pode causar um cliente insatisfeito ou um comentário negativo, porquê? Porque não é possível medir quantas pessoas irão ler esse comentário negativo, nem tão pouco o impacto que isso tem nessas pessoas, tal como não é possível medir hoje em dia o impacto que tem um comentário positivo, mas que é muito mais positivo do que possas pensar, e será visto por mais pessoas do que possas imaginar, é com toda a certeza!

Quando te focas na qualidade de serviço estás a:

1º Proteger os teus clientes da concorrência

É como se com o serviço que entregas criasses uma bolha protectora à volta dos teus clientes, pois eles poderão ser assediados por outros players, mas eles nunca conseguirão o mesmo nível de qualidade de serviço que tu entregas.

2º Reforças os comportamentos de lealdade.

Os clientes estão tão contentes e realizados com o que lhes estás a dar, a servir, a entregar, que eles nunca te irão trocar por ninguém.

3º Realças e promoves informações positivas acerca de ti

Os clientes em regra só falam quando se sentem defraudados e tristes relativamente a um serviço, ou quando recebem de facto um serviço verdadeiramente extraordinário, faz com que os teus clientes se sintam felizes e realizados o suficiente para falarem de ti

4º Aumentas a tua base de dados

Quando crias notoriedade e passas a ser conhecido como alguém que presta um serviço de excelência, mais pessoas vão querer trabalhar contigo, mais clientes te vão escolher a ti em detrimento de outros players, e isso vai fazer aumentar o número de pessoas na tua base de dados

5º Crias vantagens sustentáveis

A estabilidade e sustentabilidade são dois factores que são sempre tidos em conta em qualquer negócio, na consultoria imobiliária não é diferente. Necessitas ter um negócio estável directamente influenciado pelas tuas competências, conhecimento, foco, prossecução e realização dos teus objectivos das actividades geradoras de negócio, mas também necessitas construir uma base sólida, sustentável para o teu negócio, que deverá estar assente naquilo que tu és, que se vai reflectir na qualidade de serviço que entregas. Quando melhoras a qualidade do teu serviço estás a criar vantagens sustentáveis na medida em que mais e mais pessoas te procurarão porque tu representas para elas, aquilo que elas procuram.

6º Baixas os custos para atrair novos clientes

Se pensares no tempo que investes em prospecção à procura de clientes, nas horas de formação que necessitas para teres as competências e conhecimentos básicos para realizares uma angariação, ires realizar uma qualificação de serviço a um cliente proprietário, no tempo que investes a realizar da forma mais profissional que consegues um estudo de mercado, venceres e conseguires a angariação, no tempo que investes a reunir toda a documentação, tirar fotos ao imóvel, introduzir toda esta informação no MaxWork, colocares uma placa no imóvel, gerires todos os pedidos de informação que recebes e no final de tudo isto, não te focares na qualidade de serviço ao teu cliente final, será uma grande perda de tempo. Foca-te na qualidade de serviço que entregas, pois isso será um factor determinante para atraíres novos clientes a um baixo custo, não faças com que todo este tempo, tenha sido em vão.

Chegou a hora de fazer a diferença, com mais disponibilidade, com mais rigor, mas acima de tudo, com mais qualidade, com mais acompanhamento!

Miguel Codinha – Diretor de Operações Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00