2024 começa com novidades na habitação

(Quais as principais alterações com a entrada em vigor do DecretoLei 10/2024 de 08/01)

A publicação do Decreto Lei 10/2024 em 8 de Janeiro passado, no âmbito do quadro SIMPLEX, teve como propósito dinamizar e aumentar ao oferta de habitação.

A legislação promete simplificar os procedimentos administrativos de controlo prévio quer para as entidades intervenientes, quer para o promotor, bem como agilizar os procedimentos de compra e venda de imóveis.

A lei agora publicada, vem introduzir alterações significativas em vários diplomas, e a entrada em vigor é também faseada consoante o tema.

Se por um lado a simplificação é desejável e mais que isso necessária, por outro lado as alterações previstas estão a gerar uma onda de preocupações por parte de vários especialistas.

Vejamos então algumas das principais alterações:

O que muda no controlo prévio da autarquia.

  • A instrução dos processos de licenciamento e comunicação prévia fica mais simplificada.
  • Alargada a isenção de controlo prévio da autarquia para mais situações de obras.
  • Redução do âmbito da análise dos projectos por parte dos serviços técnicos da autarquia que passa a incidir sob menos questões regulamentares.
  • Alteração nos prazos de emissão de parecer por parte da autarquia.
  • Aprovação de um regime de deferimento tácito para as licenças, caso a decisão não tenha sido proferida dentro do prazo.
  • Substituição do alvará de licença de construção por recibo de pagamento das taxas devidas.

É importante referir que a agilização destes procedimentos e a não verificação de algumas normas e regulamentares por parte da autarquia nomeadamente as referentes ao cumprimento do Regulamento Geral das Edificações Urbanas, não implica necessariamente a não obrigatoriedade do seu cumprimento. O que implica é a responsabilização acrescida para os técnicos autores dos projectos e dos técnicos que acompanham a execução da obra.

O que muda para a compra e venda de casas.

Uma das grandes alterações que advém da publicação do Decreto-Lei, que já está em vigor desde 1 de janeiro, é a não obrigatoriedade de apresentação de autorização de utilização da habitação no momento de celebração da escritura de compra e venda.

Na prática, a compra de um imóvel que anteriormente exigia a apresentação de um documento comprovativo da regularização do processo perante a autarquia, deixa de ser obrigatória.

É neste ponto que surgem as preocupações pois com a compra todos os direitos e deveres referentes ao imóvel são transferidos para o comprador.

Este deve ter garantia de que o imóvel se encontra perfeitamente regularizado perante as entidades nomeadamente a autarquia, sob pena de estar a comprar um imóvel que pode estar ilegal, e pior que isso não ter sequer viabilidade de vir a ser legalizado.

É importante referir que uma coisa é não ser obrigatório apresentar a autorização de utilização perante o notário no acto da escritura outra é vender uma casa sem licença.

Advém do Decreto-Lei também a revogação do artº9 do Decreto Lei 68/2004, ou seja, deixa de ser obrigatória a verificação por parte do Notário da entrega da Ficha Técnica da Habitação ao comprador do imóvel.

Em resumo, a entrada em vigor do Decreto Lei 10/2024 vem de facto alterar os procedimentos administrativos de controlo prévio quer para as entidades intervenientes no casos de construções novas e obras, e agilizar os procedimentos de compra e venda de imóveis.

No entanto é importante ter em conta que a sua aplicação prática implica aparentemente uma diminuição dos mecanismos de protecção e garantias para os compradores desses mesmos imóveis.

Assim, mais do que nunca é aconselhável que quem pretenda comprar um imóvel pondere ser acompanhado por um profissional da sua confiança, devidamente informado e conhecedor do mercado e da legislação por forma a assegurar que todos procedimentos da compra se encontram acautelados bem como da legalidade do imóvel.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_1-edited-1.png

Susana Sobreira
Engenheira Civil / Broker Remax Grupo Visão

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00