CARREIRA COMERCIAL, SIM OU NÃO?

Quando perguntamos a uma criança, “o que queres ser quando fores grande?”, respondem-nos médico, bombeiro, polícia, bailarina, professora, cantora…

Mesmo acreditando que hoje as coisas possam ser diferentes, a verdade é que há 10, 20 anos não se ouvia ninguém dizer EU QUERO SER VENDEDOR!

Para responder à pergunta “CARREIRA COMERCIAL, SIM OU NÃO?” vou-vos contar a minha história.

Há cerca de 28 anos, quando me licenciei em Engenharia Química, nem sabia o que era um comercial, nem o que fazia um vendedor. Sabia que para trabalhar no setor das vendas, não era necessário um curso superior e isso era suficiente para não me despertar interesse.

Fui professora do ensino básico e secundário durante 4 anos por falta de opções da indústria, que era o meu verdadeiro foco. Trabalhar como “Engenheira” na área para a qual estudei era um verdadeiro sonho. Até que o realizei!

Arranjei um trabalho a liderar o gabinete de investigação e desenvolvimento de uma empresa de revestimentos no norte. Estava sozinha a 2h de casa, só vinha ao fim de semana e o que ganhava não chegava para pagar a renda, a comida e as deslocações. (faz lembrar a história de tantos professores…)

Era chefe, no laboratório chamavam-me “senhora engenheira”… mas não me sentia realizada nem feliz!… Quando pedi a demissão, passado um ano, para meu grande espanto, o dono da empresa ofereceu-me a direção comercial. Pensei: como é que eu vou ser chefe dos comerciais que andam na rua se eu nunca andei na rua e não conheço os desafios? Recusei e voltei para casa. Mas fiquei a pensar “ele viu algo em mim! Algo que eu não vejo…”

Na altura os empregos não se procuravam na internet (não havia, hehehe) os empregos procuravam-se no jornal Expresso, e o Expresso estava repleto de anúncios de empresas à procura de comerciais… Resolvi tentar a sorte!

Fui contratada! O trabalho consistia em contactar empresas de Santarém até Santa Maria da Feira, apresentar o meu produto e fechar a encomenda! A empresa era espanhola com pouca representação em Portugal e o objetivo era abrir o mercado.

Fazia quase 10.000km por mês e o trabalho consistia em falar e conquistar pessoas diferentes todos os dias. Estava no meu elemento!

Sentia-me livre! EU decidia para onde ía a cada dia, geria os meus clientes como se fossem amigos, andava ao ar livre o dia todo, de cidade em cidade a conhecer pessoas novas e ganhava 4 vezes mais do que quando era “chefe”!

Daí para a frente nunca mais quis ser outra coisa que não comercial.

Um dia ouvi: “Onde é que já se viu uma Engenheira Química a vender na rua?”

Respondi: “Aqui! Porque os outros Engenheiros Químicos que eu conheço estão fechados entre 4 paredes 8h/dia, com luz artificial, com o nariz enfiados nos livros, com um chefe a vigiar e a ganhar um terço do que eu ganho!”

Gosto da liberdade.

Gosto de fazer as minhas escolhas e sentir que o céu é o limite!

Gosto de ter tempo para os meus projetos e para estar com aqueles que amo.

Gosto da missão de poder ajudar as pessoas a ultrapassar os seus desafios.

Gosto do desafio, da conquista, de os surpreender com mais do que o que estão à espera, e por fim mas não menos importante…

… Gosto muito de ganhar dinheiro!

Cristina Mendes– Gestora de Equipa Comercial

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00