Dicas para o sucesso no ramo imobiliário

Não há receitas milagrosas para o sucesso na actividade de consultor imobiliário, mas sabemos que há alguns requisitos importantes que podem ser uma mais valia para quem está empenhado em prestar um serviço profissional e evoluir na carreira.


Ter gosto pelo contacto com pessoas e entusiasmo
É comum ouvir-se dizer que a actividade imobiliária é um trabalho de pessoas para pessoas, e de facto é verdade. Um bom consultor imobiliário é habitualmente uma pessoa alegre e comunicativa, que gosta de liberdade de acção e trabalho em equipa.
Ter capacidade e facilidade de lidar com diferentes personalidades e culturas, manter o contacto, saber trabalhar em equipa e espírito de partilha, são fundamentais para ter sucesso.
A venda de um imóvel é na maioria das vezes um evento de alegria quer para quem compra quer para quem vende. Participar desses momentos e ainda por cima ser remunerado por isso é de facto um privilégio.
É claro que existem sempre tarefas associadas que não são tão agradáveis, mas gostar daquilo que se faz e manter o entusiasmo é essencial para ter sucesso.

Saber escutar de forma ativa
Falar menos e ouvir mais. Saber falar é sem dúvida muito importante numa relação comercial, mas saber ouvir é para um consultor imobiliário uma das maiores virtudes.
O consultor que fala demais, não ouve o cliente, e além de perder informações e detalhes importantes para entender o cliente e ajudar na procura de soluções, corre o risco de se tornar maçador e afastá-lo.
Estar atento, perceber as expectativas e desejos da pessoa, é uma habilidade que se treina, e os bons consultores sabem isso, e procedem tendo isso em consideração.
Por outro lado, a comunicação nem sempre é verbal, saber decifrar as emoções e ler nas entrelinhas os gostos e necessidades dos clientes é uma das vantagens da escuta ativa.

Ter gosto por aprender e especialização
Num mercado em constante desenvolvimento e mudança, a aprendizagem, e adaptação a novas realidades é determinante.
Acompanhar a evolução e tendências de mercado, informar-se acerca de questões jurídicas, legais, financeiras, tecnológicas ou outras é importante.
Seja através da leitura, assistindo a formações, palestras, fóruns de discussão, um bom profissional sabe da importância de aprender e melhorar competências todos os dias.
É também casa vez importante a especialização. Um bom consultor sabe que é impossível dominar todas as áreas e informações, por isso mesmo, define uma área de actuação, e aprende “tudo” sobre essa área.
Para um cliente o seu consultor imobiliário deve ser visto como autoridade máxima no seu segmento.
E claro, para além de aprender e reciclar conhecimentos, deve ter a oportunidade de assessorar-se com profissionais das diversas especialidades.

Ter uma imagem cuidada
Quer queiramos ou não, sabemos que a imagem pessoal tem uma enorme influência atualmente, e para um consultor imobiliário isso não é excepção.
Se um consultor pretende transmitir uma imagem profissional, e credível, a sua apresentação deve ser cuidada e discreta. O cuidado na apresentação não se resume na forma de vestir, mas também do comportamento e atitudes, adotando uma boa postura e utilizando o vocabulário adequado. A sua presença deve fazer com que o cliente se sinta confortável perante um profissional. A mesma atenção com a imagem deve ser tida em conta em todas as ferramentas de divulgação nomeadamente no material de marketing impresso ou digital.

Ser capaz de gerir a agenda e organizar prioridades
Para um consultor imobiliário não há dias iguais, e a possibilidade de gerir a agenda com uma diversidade de tarefas diárias tão distintas pode ser um desafio.
O Princípio de Pareto, que é também conhecido como a regra dos 80/20 afirma que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas, ou seja 80% dos resultados advêm de 20% das tarefas. É importante identificar as tarefas de alta rentabilidade, e executá-las se forma assídua, se possível sem interferências ou interrupções.
Um bom consultor imobiliário sabe que deve utilizar da melhor forma o seu horário de maior produtividade para desenvolver atividades que podem gerar negócio.
Uma das melhores formas de gerir a agenda é através de blocos de tempo ou seja, dividir o dia de trabalho por blocos destinados a determinadas tarefas. Acompanhamento, prospeção, promoção, marketing, formação etc,
Estabelecer blocos por tarefas, e na medida do possível criar uma rotina e planeamento das diversas actividades é fundamental para ter sucesso.

Ser resiliente
Numa actividade desafiante e competitiva, ter a capacidade de adaptar-se, enfrentar dificuldades e superar desafios é sem dúvida uma atitude vencedora. A resiliência não fará desaparecer os problemas, mas ser proactivo e ter a capacidade de adaptação sabendo tirar proveito para situações futuras, é fundamental para o sucesso não só nesta, mas em qualquer actividade.
É provável deixar escapar uma oportunidade por entre os dedos, o que não deve acontecer é ficar a lamentar o facto, mas sim usá-lo como trampolim para na próxima oportunidade obter sucesso.

Ser ambicioso e objetivo
Ter sonhos é essencial para alcançar o sucesso, mas não basta sonhar. Alcançar o sonho é um trajecto que se conquista ao longo do tempo e que requer muito trabalho, persistência e, também uma estratégia. Definir objetivos específicos, ambiciosos, mas alcançáveis e estabelecer metas a curto e médio prazo, que possam ser avaliadas, é a forma mais eficaz de obter resultados.


Utilizar ferramentas digitais
A presença digital passou a ser uma ferramenta imprescindível no ramo imobiliário. De acordo com estudos divulgados recentemente, a grande maioria das pessoas que pretendem comprar , vender ou arrendar imóveis começam por efectuar pesquisas através de meios digitais.
Um site imobiliário atualizado e bem desenvolvido, com um design limpo e organizado é nos dias de hoje indispensável para que um consultor possa divulgar o que tem a oferecer, e promover os seus imóveis em carteira.
A utilização de portais imobiliários e a divulgação pelos diversos canais, bem como a utilização de redes sociais também são actualmente fortes ferramentas de trabalho permitindo que os consultores interajam com clientes e potenciais clientes de formas diferentes.

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00