Não há receitas milagrosas para o sucesso na actividade de consultor imobiliário, mas sabemos que há alguns requisitos importantes que podem ser uma mais valia para quem está empenhado em prestar um serviço profissional e evoluir na carreira.
Ter gosto pelo contacto com pessoas e entusiasmo
É comum ouvir-se dizer que a actividade imobiliária é um trabalho de pessoas para pessoas, e de facto é verdade. Um bom consultor imobiliário é habitualmente uma pessoa alegre e comunicativa, que gosta de liberdade de acção e trabalho em equipa.
Ter capacidade e facilidade de lidar com diferentes personalidades e culturas, manter o contacto, saber trabalhar em equipa e espírito de partilha, são fundamentais para ter sucesso.
A venda de um imóvel é na maioria das vezes um evento de alegria quer para quem compra quer para quem vende. Participar desses momentos e ainda por cima ser remunerado por isso é de facto um privilégio.
É claro que existem sempre tarefas associadas que não são tão agradáveis, mas gostar daquilo que se faz e manter o entusiasmo é essencial para ter sucesso.
Saber escutar de forma ativa
Falar menos e ouvir mais. Saber falar é sem dúvida muito importante numa relação comercial, mas saber ouvir é para um consultor imobiliário uma das maiores virtudes.
O consultor que fala demais, não ouve o cliente, e além de perder informações e detalhes importantes para entender o cliente e ajudar na procura de soluções, corre o risco de se tornar maçador e afastá-lo.
Estar atento, perceber as expectativas e desejos da pessoa, é uma habilidade que se treina, e os bons consultores sabem isso, e procedem tendo isso em consideração.
Por outro lado, a comunicação nem sempre é verbal, saber decifrar as emoções e ler nas entrelinhas os gostos e necessidades dos clientes é uma das vantagens da escuta ativa.
Ter gosto por aprender e especialização
Num mercado em constante desenvolvimento e mudança, a aprendizagem, e adaptação a novas realidades é determinante.
Acompanhar a evolução e tendências de mercado, informar-se acerca de questões jurídicas, legais, financeiras, tecnológicas ou outras é importante.
Seja através da leitura, assistindo a formações, palestras, fóruns de discussão, um bom profissional sabe da importância de aprender e melhorar competências todos os dias.
É também casa vez importante a especialização. Um bom consultor sabe que é impossível dominar todas as áreas e informações, por isso mesmo, define uma área de actuação, e aprende “tudo” sobre essa área.
Para um cliente o seu consultor imobiliário deve ser visto como autoridade máxima no seu segmento.
E claro, para além de aprender e reciclar conhecimentos, deve ter a oportunidade de assessorar-se com profissionais das diversas especialidades.
Ter uma imagem cuidada
Quer queiramos ou não, sabemos que a imagem pessoal tem uma enorme influência atualmente, e para um consultor imobiliário isso não é excepção.
Se um consultor pretende transmitir uma imagem profissional, e credível, a sua apresentação deve ser cuidada e discreta. O cuidado na apresentação não se resume na forma de vestir, mas também do comportamento e atitudes, adotando uma boa postura e utilizando o vocabulário adequado. A sua presença deve fazer com que o cliente se sinta confortável perante um profissional. A mesma atenção com a imagem deve ser tida em conta em todas as ferramentas de divulgação nomeadamente no material de marketing impresso ou digital.
Ser capaz de gerir a agenda e organizar prioridades
Para um consultor imobiliário não há dias iguais, e a possibilidade de gerir a agenda com uma diversidade de tarefas diárias tão distintas pode ser um desafio.
O Princípio de Pareto, que é também conhecido como a regra dos 80/20 afirma que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas, ou seja 80% dos resultados advêm de 20% das tarefas. É importante identificar as tarefas de alta rentabilidade, e executá-las se forma assídua, se possível sem interferências ou interrupções.
Um bom consultor imobiliário sabe que deve utilizar da melhor forma o seu horário de maior produtividade para desenvolver atividades que podem gerar negócio.
Uma das melhores formas de gerir a agenda é através de blocos de tempo ou seja, dividir o dia de trabalho por blocos destinados a determinadas tarefas. Acompanhamento, prospeção, promoção, marketing, formação etc,
Estabelecer blocos por tarefas, e na medida do possível criar uma rotina e planeamento das diversas actividades é fundamental para ter sucesso.
Ser resiliente
Numa actividade desafiante e competitiva, ter a capacidade de adaptar-se, enfrentar dificuldades e superar desafios é sem dúvida uma atitude vencedora. A resiliência não fará desaparecer os problemas, mas ser proactivo e ter a capacidade de adaptação sabendo tirar proveito para situações futuras, é fundamental para o sucesso não só nesta, mas em qualquer actividade.
É provável deixar escapar uma oportunidade por entre os dedos, o que não deve acontecer é ficar a lamentar o facto, mas sim usá-lo como trampolim para na próxima oportunidade obter sucesso.
Ser ambicioso e objetivo
Ter sonhos é essencial para alcançar o sucesso, mas não basta sonhar. Alcançar o sonho é um trajecto que se conquista ao longo do tempo e que requer muito trabalho, persistência e, também uma estratégia. Definir objetivos específicos, ambiciosos, mas alcançáveis e estabelecer metas a curto e médio prazo, que possam ser avaliadas, é a forma mais eficaz de obter resultados.
Utilizar ferramentas digitais
A presença digital passou a ser uma ferramenta imprescindível no ramo imobiliário. De acordo com estudos divulgados recentemente, a grande maioria das pessoas que pretendem comprar , vender ou arrendar imóveis começam por efectuar pesquisas através de meios digitais.
Um site imobiliário atualizado e bem desenvolvido, com um design limpo e organizado é nos dias de hoje indispensável para que um consultor possa divulgar o que tem a oferecer, e promover os seus imóveis em carteira.
A utilização de portais imobiliários e a divulgação pelos diversos canais, bem como a utilização de redes sociais também são actualmente fortes ferramentas de trabalho permitindo que os consultores interajam com clientes e potenciais clientes de formas diferentes.