Construção Sustentável

Se há alguns anos atrás as questões ambientais não se punham, actualmente estas questões estão na ordem do dia, influenciando praticamente todos os sectores económicos e a vida de todos nós, onde a construção não é excepção.
Há vários anos que os compromissos internacionais impostos, como o Protocolo de Quito (1997) vieram introduzir medidas de redução dos impactos ambientais com origem na construção, como é o caso da Certificação Energética de edifícios.
Com as mudanças ambientais a que vamos assistindo e a redução de recursos, a sensibilidade para questões ambientais tem vindo a aumentar, e hoje em dia não basta que os edifícios sejam bem construídos, espaçosos, bonitos e confortáveis, é importante que sejam também sustentáveis.
Mas o que é a construção sustentável?
De uma forma simplista a construção sustentável é forma de construir respeitando o meio ambiente. Construir tirando partido da eficiência de materiais e técnicas construtivas, procurando amenizar o impacto da construção na envolvente, reduzir ao máximo os resíduos e consumos energéticos, e reciclar o mais possível.


Tudo deve começar pela avaliação cuidada de todas as fases do edifício e questões envolvidas, desde por um bom planeamento, materiais disponíveis na proximidade, construção, e utilização.
Eis alguns pontos que devem ser tidos em conta:

  • Aproveitamento dos recursos naturais disponíveis (luminosidade, insolação e ventilação naturais, ao invés de sistemas artificiais);
    A escolha da implantação e orientação do edifício são fundamentais no que se refere a sustentabilidade. A exposição/proteção a factores externos como o número de horas de exposição solar e sombreamento são importantíssimos para estabelecer o aproveitamento passivo dos factores meteorológicos na climatização.
  • uso racional de materiais, e preferencialmente sustentáveis;
    Optar por materiais naturais, sujeitos a processos de transformação de impacto reduzido no ambiente. Materiais locais, normalmente mais adaptados às condições e evitando grandes deslocações e transportes.
  • Eficiência energética e qualidade do ar e ambiente interior;
    Para além de usar materiais “amigos do ambiente”, adoptar processos construtivos e técnicas que garantam a eficiência energética, e a qualidade do ar interior.
  • Uso de tecnologias, produtos e sistemas com impacto reduzido no meio ambiente;
  • implementação de sistemas de energia renovável;
    Como é o caso da instalação de painéis solares, fotovoltaicos, etc
  • Gestão e economia de água;
    Por exemplo adoptando sistema de recolha e conservação das águas pluviais, para usos vários, Instalando equipamentos de baixo consumo de água, etc
  • Gestão de resíduos, e sistemas de reciclagem;
    Adoção de sistemas de aproveitamento de produtos, e utilização “circular”, como por exemplo, apostar na compostagem para fertilizar terrenos, etc. Quando tal não for possível, promover a separação de resíduos.

Actualmente, construir ou comprar um imóvel sustentável continua a ser mais dispendioso que uma opção tradicional.
Contudo, embora o investimento inicial seja superior, as estatísticas vêm demonstrar que a o período de retorno do investimento ou seja a diferença de preço é amortizada no prazo de 5 a 15 anos. Isto é possível graças à poupança nos consumos de utilização de água, de eletricidade e climatização bem como com os custos de manutenção, uma vez que os materiais utilizados têm em geral uma elevada durabilidade.
A pressão para que o setor da construção aposte em técnicas e métodos mais responsáveis é uma realidade. Sabemos que esta é a construção do futuro sem colocar em causa futuras gerações, mas para que este tipo de construção se torne a escolha principal há ainda um longo caminho a percorrer.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_1-edited-1.png

Susana Sobreira – Engª Civil


Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00