Necessita melhorar o desempenho energético de um edifício?

O programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis foi novamente reforçado e o período de candidaturas prolongado.

O Despacho n.º 2798/2022 foi publicado a 4 março de 2022 e corresponde ao 3º aditamento ao programa de apoio aos Edifícios Mais Sustentáveis.

Trata-se de um programa que consiste no reembolso ao proprietário, de parte dos valores investidos em melhorias com vista à transformação dos edifícios para uma maior eficiência energética designadamente: melhoria dos níveis de conforto térmico; a redução da fatura e da dependência energética do país; a redução de emissões de gases com efeito de estufa; a melhoria da qualidade do ar interior; o benefício para a saúde; a promoção da produtividade laboral; a redução da pobreza energética; a extensão da vida útil dos edifícios e o aumento da sua resiliência.

No início do ano, o programa já havia sido alterado, mas agora a 4 de março o programa voltou a ser reforçado em mais 15 milhões de euros num total de 75 milhões de euros, e prolongado até ao final de abril de 2022.

A medida é justificada pelo Governo face à elevada adesão ao programa mas também pela transição entre legislaturas. 

O Despacho estabelece que “o prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre desde o dia 22 de junho de 2021 até às 23.59 h do dia 30 de abril de 2022 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista“ ( alínea b) do nº1)

Quem se pode candidatar

Podem candidatar-se pessoas singulares, proprietárias de edifícios de habitação existentes e ocupados, com a situação regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Segurança Social. Mas, nem todos os edifícios são elegíveis para candidatura.

Quais os edifícios elegíveis

São elegíveis edifícios de habitação: unifamiliares, frações autónomas em edifícios multifamiliares e edifícios multifamiliares em propriedade total. Para além disso, o tipo de apoio depende da data de construção do imóvel e está sujeito a um valor máximo de comparticipação.

Os imóveis construídos até:

a) 31 de dezembro de 2006 (inclusivé), para projetos candidatados às tipologias de intervenção 1 e 2 (janelas e isolamentos em paredes, pavimentos e coberturas e porta de entrada)

b) 1 de julho de 2021, no caso de projetos candidatados às tipologias 3, 4, 5 e 6 (sistemas e equipamentos de climatização, preparação de águas quentes, e energias renováveis)

Quadro de comparticipação e limite máximo de despesas elegíveis suportados pelo Fundo Ambiental (FA) para cada tipologia de intervenção (ponto 6.3. do Regulamento do PAE+S II):

Onde é possível realizar as candidaturas

As candidaturas são realizadas via digital, na plataforma do Fundo Ambiental. Para esse efeito deve clicar no separador “Apoios PRR” e escolher a opção “PAEMS II” (Programa de Apoio Edifícios Mais Sustentáveis II).

https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_1-edited-1.png

Susana Sobreira – Engª Civil

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00