O que mudou no mercado de trabalho?

Um dos maiores desafios das empresas atualmente é a criação e retenção de boas equipas de trabalho.

Se há algum tempo atrás os departamentos de recursos humanos se dedicavam a procurar, atrair e reter profissionais sem critérios bem definido, hoje a procura já é mais focada e exigente quanto às características do candidato.

As empresas sabem que num mercado cada vez mais exigente e competitivo, o sucesso depende de uma Equipa com talento, profissional e acima de tudo comprometida e com valores alinhados com os da empresa.

É comum em anúncios de recrutamento ler-se a frase “Procuramos caráter, formamos talento”, e isto não é mais do que esse compromisso e alinhamento de valores. Nas empresas é valorizado cada vez mais o colaborador empenhado e a estabilidade da Equipa. O colaborador que faz o seu trabalho, mas sente que faz parte de algo maior, com sentimento de pertença a uma Equipa.

Mas se do ponto de vista da empresa a perspetiva mudou, do lado dos colaboradores a perspetiva também mudou.

Se há bem pouco tempo ouvíamos com frequência, “eu chego à hora, faço o meu trabalho e vou embora”, hoje em dia a conversa é outra.

O trabalho deixou de ser unicamente o local onde se vai ganhar o salário.

Trabalhamos pelo salário, que é sem dúvida uma parte importante da equação, mas não é tudo. O salário elevado como único fator de atração ou retenção de colaboradores também já é uma estratégia ultrapassada. Hoje fala-se também em salário emocional.

Uma pessoa comum durante a sua vida de atividade laboral, passa a maior parte do tempo no trabalho, por isso é bom e saudável que se sinta feliz, com um propósito, realizado e esteja num ambiente onde se sinta efetivamente bem.

É aqui que entra o salário emocional, e esse não vem na folha de vencimento.

As emoções não se podem comprar, despertar e promover emoções e sentimentos positivos, é um dos fatores mais importantes para o desempenho global da empresa.

Muito haveria para falar acerca deste tema do salário emocional. Na verdade, quando estamos no plano das emoções não podemos esquecer que cada indivíduo é único e que, portanto, os padrões de satisfação são também individuais, mas de acordo com estudos há alguns tópicos que são comuns quando questionados acerca do que é importante para a satisfação profissional.

  • Equilíbrio entre a vida profissional e familiar.
  • Possibilidade de progressão na carreira
  • Formação contínua
  • Compensação e reconhecimento pelo desempenho
  • Bom ambiente de trabalho

E no seu caso? Sente-se bem na sua empresa? Sente que é parte de uma Equipa que “veste a camisola”, sente-se apoiado, motivado e reconhecido? Sente realização com o que faz, trabalha com um propósito e lhe oferecem oportunidades de evoluir?

Se a resposta foi não, talvez esteja na altura de mudar, porque afinal existem outras oportunidades de trabalho e vida só temos uma.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Modelo-imagem-autor_1-edited-1.png

Susana Sobreira

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00