Marketing Imobiliário

O Consultor imobiliário e o marketeer digital

“Era uma vez um consultor imobiliário que apostou no marketing digital. Desta forma, aumentou o número de leads qualificados e aumentou a sua notoriedade nos meios digitais.”

Podia ser o início deste artigo mas mais do que uma história, é um facto comprovado pelos consultores e agências. O Marketing Digital é uma ferramenta de apoio ao marketing imobiliário e quem o negligencia perde uma grande oportunidade de chegar ao seu público.

Quantas vezes não somos influenciados pela internet para comprar algo? Quando procuramos alguma informação, produto ou serviço, qual é o nosso comportamento digital? Sim, sabe a resposta. Vamos ao Google e iniciamos a nossa pesquisa.

No marketing imobiliário, acontece a mesma coisa. Quando o nosso potencial cliente procura um imóvel, os consultores mais bem posicionados digitalmente ganham “terreno” aos restantes.

Focar em estratégias para captar contatos minimamente interessados é o começo de tudo. A partir daí, consegue desenvolver ações para qualificação, relacionamento e nutrição, encaminhando o lead até o momento certo da compra ou venda. Acontece que nem sempre fica muito claro como é possível gerar leads para o setor imobiliário. Além disso, quando a barreira de geração de leads e construção de uma boa base de potenciais clientes é rompida, muitas empresas ainda ficam sem saber como se relacionar com esses contatos.

O Consultor imobiliário digital

O novo consultor imobiliário pode ser chamado e citando Mayur Gupta, “O Unicórnio”. Este consultor é orientado tanto pela parte comercial e desempenho das suas funções como também contador de histórias e um criativo nas suas ações. As redes sociais são hoje uma forma de contacto não apenas para os indivíduos como para os consultores/as, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica, podem interagir com os seus clientes.

No digital, torna-se mais fácil conhecer o comportamento do consumidor. Apesar de o seu  potencial cliente definir o seu trajeto e ter uma grande autonomia, a verdade é que o ambiente digital permite que consultores/as obtenham informações valiosas sobre os perfis e comportamentos dos seus consumidores.

A automação pode ajudar a nutrir os contactos durante a sua jornada e garantir que envia conteúdo altamente relevante e personalizado, no momento certo.

O primeiro passo: Como trabalhar a notoriedade?

O principal conselho é: “But first, Let me take a selfie”.

Se faz um negócio, registe com uma fotografia no seus canais digitais; Se angariar um imóvel, apresente na sua rede de contactos via digital: se participa numa ação de marketing, memorize o momento num storie; se está a melhorar competências, registre no seu Linkedin.

Vivemos num mundo cada vez mais digital e estes pequenos apontamentos são a melhor prova de credibilidade, profissionalismo e que atrás de um perfil, está um consultor que apresenta resultados e que vai estar ao seu lado a concretizar o seu sonho.

Estratégias de Marketing Digital para os consultores

Quando se elabora uma estratégia, devemos ter sempre em consideração alguns pontos:

  • Quais os objetivos de marketing;
  • Quais as estratégias de marketing;
  • Quais as táticas de marketing;
  • Quais são os planos de ação;
  • Qual o budget disponível;

Responder a estes pontos é fundamental para avançar para a estratégia final de marketing para o seu negócio.

  1. Vídeo-Marketing

O vídeo é uma excelente ferramenta de social shopping (neste caso aplicado a imóveis). Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, um vídeo vale mais que 1000 imagens. Através de um simples smartphone, pode criar pequenos vídeos sobre os seus imóveis e usar esses mesmos vídeos como uma forma de angariar leads e contactos.

  1. Interação Social

A forma como interagimos nas redes sociais dizem muito sobre nós. Enquanto consultor/a, responda sempre às mensagens e comentários, seja simpático e procure criar empatia com a sua rede de contactos.

Outra ferramenta interessante é o email-marketing. Já pensou em enviar um email a um cliente com uma oferta num SPA, num restaurante ou numa escapadinha de fim de semana? Quem sabe se o/a responsável do SPA está a pensar em mudar de casa e por  consequência da sua estratégia está a  ganhar um novo cliente.

  1. Social Media

O maior desafio para um consultor/a é perceber quais as redes sociais que deve usar e qual o conteúdo que deve publicar. Para além das mais importantes (Facebook, Instagram), aposte no Tik Tok, no Linkedin e no Youtube. Os seus potenciais clientes estão na internet 24 horas por dia e a qualquer momento podem interagir com os seus canais digitais.

A rapidez de contacto permite detetar quase instantaneamente movimentos de insatisfação ou de entusiasmo, pelo que uma atenção especial às redes sociais permite ajustar estratégias de comunicação e divulgação capazes de minimizar eventuais falhas e tirar partido das oportunidades.

  1. Conteúdo

Talvez a dúvida mais difícil de responder é o conteúdo que deve ser publicado nas nossas redes sociais. A resposta é: “DEPENDE”!

Depende do nosso público, da nossa marca e qual o nosso objetivo. Opte por publicar curiosidades para o seu público local, dicas e o seu dia-a-dia com os imóveis angariados e negócios fechados. Nem todas as pessoas que nos seguem têm interesse em comprar ou vender casa, mas essa necessidade pode surgir a qualquer momento e nada como manter gerar e atrair o público com os nossos conteúdos.

  1. Geração de Leads

Todo o trabalho de marketing digital tem como objetivo final a geração de leads. Sem esse efeito, de pouco ou nada valeu o trabalho feito ao longo do tempo.

Crie ebooks informativos, ebooks com imóveis e patrocine posts nas redes sociais para angariar contactos. Ao gerar valor para os seus potenciais contactos, o sentimento é reciproco.

Pode também optar por webinares e lives nas redes sociais. Convide um decorador para partilhar dicas de decoração, um mestre em feng-shui com dicas de bem-estar para a nossa casa, entre outros exemplos. Não só cria awareness para a sua marca como está a afunilar potenciais interessados nos seus imóveis.

Na realidade é mais fácil do que parece. Basta conhecer o seu público e criar uma dinâmica de trabalho. Não se esqueça que a médio-prazo o seu trabalho de marketing digital vai gerar leads e libertá-lo para outras tarefas no seu dia-a-dia.

Se a resposta foi não, talvez esteja na altura de mudar, porque afinal existem outras oportunidades de trabalho e vida só temos uma.

Daniel Sousa – Marketing

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on vk
Share on tumblr
Share on digg
Share on skype
Share on whatsapp
Share on email

Compare listings

Comparar
× Olá, podemos ajudar? Available from 09:00 to 21:00