O Consultor imobiliário e o marketeer digital
“Era uma vez um consultor imobiliário que apostou no marketing digital. Desta forma, aumentou o número de leads qualificados e aumentou a sua notoriedade nos meios digitais.”
Podia ser o início deste artigo mas mais do que uma história, é um facto comprovado pelos consultores e agências. O Marketing Digital é uma ferramenta de apoio ao marketing imobiliário e quem o negligencia perde uma grande oportunidade de chegar ao seu público.
Quantas vezes não somos influenciados pela internet para comprar algo? Quando procuramos alguma informação, produto ou serviço, qual é o nosso comportamento digital? Sim, sabe a resposta. Vamos ao Google e iniciamos a nossa pesquisa.
No marketing imobiliário, acontece a mesma coisa. Quando o nosso potencial cliente procura um imóvel, os consultores mais bem posicionados digitalmente ganham “terreno” aos restantes.
Focar em estratégias para captar contatos minimamente interessados é o começo de tudo. A partir daí, consegue desenvolver ações para qualificação, relacionamento e nutrição, encaminhando o lead até o momento certo da compra ou venda. Acontece que nem sempre fica muito claro como é possível gerar leads para o setor imobiliário. Além disso, quando a barreira de geração de leads e construção de uma boa base de potenciais clientes é rompida, muitas empresas ainda ficam sem saber como se relacionar com esses contatos.
O Consultor imobiliário digital
O novo consultor imobiliário pode ser chamado e citando Mayur Gupta, “O Unicórnio”. Este consultor é orientado tanto pela parte comercial e desempenho das suas funções como também contador de histórias e um criativo nas suas ações. As redes sociais são hoje uma forma de contacto não apenas para os indivíduos como para os consultores/as, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica, podem interagir com os seus clientes.
No digital, torna-se mais fácil conhecer o comportamento do consumidor. Apesar de o seu potencial cliente definir o seu trajeto e ter uma grande autonomia, a verdade é que o ambiente digital permite que consultores/as obtenham informações valiosas sobre os perfis e comportamentos dos seus consumidores.
A automação pode ajudar a nutrir os contactos durante a sua jornada e garantir que envia conteúdo altamente relevante e personalizado, no momento certo.
O primeiro passo: Como trabalhar a notoriedade?
O principal conselho é: “But first, Let me take a selfie”.
Se faz um negócio, registe com uma fotografia no seus canais digitais; Se angariar um imóvel, apresente na sua rede de contactos via digital: se participa numa ação de marketing, memorize o momento num storie; se está a melhorar competências, registre no seu Linkedin.
Vivemos num mundo cada vez mais digital e estes pequenos apontamentos são a melhor prova de credibilidade, profissionalismo e que atrás de um perfil, está um consultor que apresenta resultados e que vai estar ao seu lado a concretizar o seu sonho.
Estratégias de Marketing Digital para os consultores
Quando se elabora uma estratégia, devemos ter sempre em consideração alguns pontos:
- Quais os objetivos de marketing;
- Quais as estratégias de marketing;
- Quais as táticas de marketing;
- Quais são os planos de ação;
- Qual o budget disponível;
Responder a estes pontos é fundamental para avançar para a estratégia final de marketing para o seu negócio.
- Vídeo-Marketing
O vídeo é uma excelente ferramenta de social shopping (neste caso aplicado a imóveis). Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, um vídeo vale mais que 1000 imagens. Através de um simples smartphone, pode criar pequenos vídeos sobre os seus imóveis e usar esses mesmos vídeos como uma forma de angariar leads e contactos.
- Interação Social
A forma como interagimos nas redes sociais dizem muito sobre nós. Enquanto consultor/a, responda sempre às mensagens e comentários, seja simpático e procure criar empatia com a sua rede de contactos.
Outra ferramenta interessante é o email-marketing. Já pensou em enviar um email a um cliente com uma oferta num SPA, num restaurante ou numa escapadinha de fim de semana? Quem sabe se o/a responsável do SPA está a pensar em mudar de casa e por consequência da sua estratégia está a ganhar um novo cliente.
- Social Media
O maior desafio para um consultor/a é perceber quais as redes sociais que deve usar e qual o conteúdo que deve publicar. Para além das mais importantes (Facebook, Instagram), aposte no Tik Tok, no Linkedin e no Youtube. Os seus potenciais clientes estão na internet 24 horas por dia e a qualquer momento podem interagir com os seus canais digitais.
A rapidez de contacto permite detetar quase instantaneamente movimentos de insatisfação ou de entusiasmo, pelo que uma atenção especial às redes sociais permite ajustar estratégias de comunicação e divulgação capazes de minimizar eventuais falhas e tirar partido das oportunidades.
- Conteúdo
Talvez a dúvida mais difícil de responder é o conteúdo que deve ser publicado nas nossas redes sociais. A resposta é: “DEPENDE”!
Depende do nosso público, da nossa marca e qual o nosso objetivo. Opte por publicar curiosidades para o seu público local, dicas e o seu dia-a-dia com os imóveis angariados e negócios fechados. Nem todas as pessoas que nos seguem têm interesse em comprar ou vender casa, mas essa necessidade pode surgir a qualquer momento e nada como manter gerar e atrair o público com os nossos conteúdos.
- Geração de Leads
Todo o trabalho de marketing digital tem como objetivo final a geração de leads. Sem esse efeito, de pouco ou nada valeu o trabalho feito ao longo do tempo.
Crie ebooks informativos, ebooks com imóveis e patrocine posts nas redes sociais para angariar contactos. Ao gerar valor para os seus potenciais contactos, o sentimento é reciproco.
Pode também optar por webinares e lives nas redes sociais. Convide um decorador para partilhar dicas de decoração, um mestre em feng-shui com dicas de bem-estar para a nossa casa, entre outros exemplos. Não só cria awareness para a sua marca como está a afunilar potenciais interessados nos seus imóveis.
Na realidade é mais fácil do que parece. Basta conhecer o seu público e criar uma dinâmica de trabalho. Não se esqueça que a médio-prazo o seu trabalho de marketing digital vai gerar leads e libertá-lo para outras tarefas no seu dia-a-dia.
Se a resposta foi não, talvez esteja na altura de mudar, porque afinal existem outras oportunidades de trabalho e vida só temos uma.
Daniel Sousa – Marketing