No plano económico um dos sectores que tem mostrado grande dinamismo é o imobiliário. E se as transações e vendas acontecem a bom ritmo, é também expectável uma crescente atividade no recrutamento de novos talentos.
Se procura uma oportunidade profissional, esta pode ser uma atividade muito interessante e rentável, com a possibilidade de construir uma carreira profissional de muito sucesso. Mas nem tudo são rosa e a escolha da imobiliária deve ser ponderada e ter em consideração algumas questões.
Habitualmente a primeira questão e muitas vezes a que está na tomada de decisão dos mais incautos é o valor da comissão. A percentagem que a imobiliária paga aos seus consultores.
Muitas imobiliárias vendem atratividade por aquilo que pagam. Cada uma, pelos vistos, pode pagar mais alguma coisa que o vizinho do lado.
Umas 50%, 60%, 70% e por aí adiante.
Espetacular! Quanto maior a percentagem melhor, certo? Pois não é assim tão linear!
Numas imobiliárias poderá fazer 20 ou 30 negócios por ano e noutras só 5 ou 6.
Melhor 50% de 20 negócios ou 70% de 5 negócios? Hmmm….dá que pensar.
Pois então vejamos o porquê de numa imobiliária poder fazer 20 negócios e na outra só 5.
Eis alguns tópicos importantes.
Número de Leads
O reconhecimento da marca por si só pode gerar atratividade, mas para além disso, para ter uma boa carteira de clientes a imobiliária tem de investir na geração de leads (contactos).
A imobiliária entrega-lhe leads? Quantas?
Algumas por ano? Algumas por mês? Ou algumas por semana? Ou não vai receber nenhuma lead, e vai ter de arranjar todos os clientes e depender única e exclusivamente do seu esforço?
Se trabalhar numa agência que investe na geração de leads e as distribui pelos seus consultores, pode contar com uma grande ajuda na construção de uma carteira de clientes e na construção do seu negócio.
Staff de apoio e Acompanhamento
O dia a dia de um consultor não é só “mostrar casas”. Existem muitas tarefas associadas, e o dia por vezes é curto para fazer tudo aquilo que é necessário.
Para fazer maior número de negócios tem de se dedicar às tarefas mais importantes e libertar-se ao máximo das outras que apesar de necessárias não têm obrigatoriamente de ser executadas por si.
Ter uma equipa de apoio que possa ajulá-lo em todas as fases do negócio e o liberta enquanto trata de clientes é uma vantagem que nem todas as agências disponibilizam.
A agência tem quem o ajude? Quem são as pessoas que partilham das suas preocupações, andam para a frente com os processos e os encaminham no sentido da solução?
Ter um staff competente e uma liderança experiente e disponível é vital para a resolução rápida e profissional dos desafios diários dos negócios.
Nem em todas as empresas existe acompanhamento profissional, constante e dedicado, mas é precisamente este acompanhamento profissional, constante e dedicado que vai fazer toda a diferença no seu dia a dia e no resultado final do seu trabalho.
Formação
Existe um plano de formação?
Quem lhe dá a formação?
Os conteúdos são profissionais e adequados?
São atualizados?
O ramo imobiliário é muito abrangente e um bom consultor tem de ter preparação em várias áreas.
Assistir presencialmente ou a um webinar é excelente, e existem muitas formações atualmente, umas melhores que outras, mas se a formação não é adequada ou suficiente…não vai estar preparado.
Por outro lado, mesmo com a formação adequada, o acompanhamento inicial é fundamental para o sucesso nesta atividade. O início é sempre a fase mais difícil.
A agência tem pessoas disponíveis para esse acompanhamento inicial?
Equipa
A cultura da empresa é, “eu trabalho para mim”, ou “trabalhamos uns com os outros”?
Quando não existe uma verdadeira equipa não temos a noção da sua importância.
Nesta atividade, a rede de contactos e parcerias que se estabelecem é fundamental para o sucesso. É importante ter outros colegas que vão ajudar a vender uma casa que acabou de angariar, da mesma forma que eles podem contar com ajuda na venda de um imóvel angariado por eles.
O trabalho em equipa permite de facto uma grande “alavancagem” na carreira de todos os elementos dessa mesma equipa
Ambiente de trabalho
Nem tudo é sobre o dinheiro. Ganhar muito, mas não nos sentimos bem não é uma vida ambicionada.
Este é um assunto subjetivo em que cada um sabe o que sente, mas temos de nos colocar certas questões.
Sinto me bem onde trabalho? Vou feliz para casa no final do dia? Ir trabalhar de manhã é sacrifício, obrigação ou é motivo de entusiasmo? Sou bem recebido no local de trabalho?
Quando corre mal, alguém me pergunta o porquê e me oferece ajuda para melhorar ou sou recebido com 3 pedras na mão por não cumprir o objetivo?
Em ambiente de trabalho é frequente encontrar colegas e líderes, que não sabem lidar com os outros nem com situações de stress e ansiedade e isso reflete-se no ambiente de trabalho, no estado geral das equipas e mesmo na saúde.
Se se sentes bem, fique onde está! Caso contrário, procure alternativas!
A vida passa rápido e grande parte do tempo é passado no local de trabalho, por isso, também é lá que temos de nos sentir bem.
João Paulo Sobreira – Administrador Grupo Visão